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%0 Conference Proceedings
%4 sid.inpe.br/mtc-m16d/2018/01.03.13.10
%2 sid.inpe.br/mtc-m16d/2018/01.03.13.10.45
%@issn 2177-3114
%T Implementação e validação do método de fechamento de turbulência PANS: ”Partially Averaged Navier-Stokes”
%D 2017
%A Giménez de Castro, Santiago,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress santiago.gdc@gmail.com
%E Cerqueira, Christopher Shneider,
%E Bürger, Eduardo Escobar,
%E Yassuda, Irineu dos Santos,
%E Rodrigues, Italo Pinto,
%E Lima, Jeanne Samara dos Santos,
%E Oliveira, Mônica Elizabeth Rocha de,
%E Tenório, Plínio Ivo Gama,
%B Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 8 (WETE)
%C São José dos Campos
%8 9-10 ago. 2017
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%J São José dos Campos
%S Anais
%1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%K Turbulência, CFD, PANS.
%X O presente trabalho apresenta um projeto de mestrado que consiste na implementação em OpenFOAM e subsequente validação do modelo de turbulência Partially Averaged Navier-Stokes (PANS) em escoamentos em regime incompressível. Por ser um modelo de resolução variável, o modelo PANS permite ajustar a precisão e o custo das simulações de turbulência de acordo com as necessidades e as limitações dos recursos computacionais disponíveis. A turbulência sub-filtro é modelada por relações de fechamento que devem ser válidas independente da escala de corte do filtro, e sua generalidade para qualquer escala de corte deve ser comprovada. Este aspecto o torna de grande interesse, uma vez que simulações por Large Eddy Simulations (LES) resultam custosas demais e simulações por Reynolds Averaged Navier-Stokes (RANS) frequentemente padecem de precisão satisfatória. Por este motivo, relativa atenção tem sido dada à validação e ao refinamento do modelo PANS e diversos outros modelos de resolução variável, e já há extensa literatura sobre o assunto. Em contraste com estes trabalhos, propomos realizar a validação do modelo em casos cuja geometria reproduza a de combustores de que dispomos dados experimentais para comparação, de forma a estudar o escoamento inerte e adaptar o modelo para uma posterior extensão a um trabalho de simulação de combustão turbulenta.
%9 Combustão e Propulsão
%@language pt
%3 16_[ARTIGO] Santiago Gimenez de Castro.pdf


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